sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Jarra com pincéis (2004)


Não sei explicar a minha obcessão pelo detalhe e pelo pormenor, mas de uma forma ou outra acabo sempre por incorrer sempre na mesma "paranóia": esboços ou desenhos levados ao "pintelho".
Peço imensa desculpa para quem ficou ofendido pela expressão, mas é mesmo assim que defino este tipo de  situação. É algo de irracional ou inconsciente que existe em mim e não há nada a fazer!
Este desenho de 2004, foi baseado em dois dos muitos postais que comprei porque por e simplesmente me atraíam e eu gostava. Como gostava, comprava! Ponto final! Já aí dá para ver a "pancada" que tinha, ou melhor, o dinheiro que gastava em postais.
O copo (ou jarra) com os pincéis chineses e o rolo com os caracteres escritos fazem parte do postal mas o poema é japonês, que está noutro postal também da mesma colecção. Para quem estiver interessado, os postais fazem parte de uma edição da Images2.
Não sei o que é que o poema diz mas gostava um dia de saber, aliás se existe um desafio para mim um deles seria sem dúvida aprender japonês (estou a falar a sério).
Regressando ao que interessa, o desenho foi também feito com uma das inúmeras canetas finas pretas da Pilot G-Tec C-4, e apesar de tudo não ficou tão mal assim.
Bem vistas as coisas ainda existe algum equilíbrio na composição e não ficou denso demais.
Um dos segredos para que um esboço ou desenho não acabem irremediavelmente arruinados ou "borrados", será sem dúvida ter alguma contenção e saber parar na altura certa.

Sexta-Feira, 30 de Novembro de 2012.      

Sem comentários:

Enviar um comentário