sábado, 1 de dezembro de 2012


Tanque da Quinta da Talha (2004)


Também datado de 2004, este desenho retrata um pouco o longo caminho que faltava para ultrapassar as dificuldades e erros do desenho livre com caneta de ponta fina.
Este desenho foi todo executado "in loco", na Quinta da Talha, perto do Redondo, no Alentejo, sem pausas nem descansos, do princípio até ao seu término.
Os elementos presentes neste desenho, sobretudo a ondulação da água no tanque e a folhagem, só de si, já são uma pequena "barreira" a ser superada por alguém que pretende reproduzir no papel o que naquele momento está a visualizar.
O movimento da água não constitui em si um grande problema, pois pode ser solucionado com um padrão de sombreados e tramas, com alguma ideia de profundidade e distância.
A folhagem das árvores já pode ser mais discutível, pois é completamente impossível de "copiar" minuciosamente todas as folhas, sendo apenas possível resolver este pequeno problema, desenhando ao de leve as folhas sem grande preocupação pela exactidão, uma vez que se trata de um desenho "semi-livre", e como tal sem grandes compromissos.
Embora tivesse sido um dos primeiros desenhos, não ficou tal mal assim e sobretudo não ficou "torto" como muitos outros.

Sábado, 1 de Dezembro de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário