segunda-feira, 25 de agosto de 2014


Arrozais em socalco de Java (Julho 2014)

Numa outra "borrada", procurei fazer novas experiências, além de tentar melhorar um pouco mais.
Desta vez abordando o tema da paisagem, inspirei-me numa fotografia de uma das revistas da National Geographic Magazine, mais concretamente num artigo interessante acerca da Indonésia, onde encontrei uma fotografia de uns arrozais em socalco, na ilha de Java, onde se viam algumas pessoas a trabalhar.
O que me cativava logo nessa fotografia era sem dúvida a cor e a luz do final do dia, sob um céu escuro, mas foi também a sua composição e perspectiva que me levaram a tentar pintá-la.
Assim, baseando-me apenas em alguns traços gerais da fotografia, dei-lhe um toque diferente em algumas partes, sobretudo as mais afastadas da encosta oposta ao arrozal.
As cores com que  deveriam ficar os trajes dos trabalhadores ficaram ligeiramente diferentes, esbatidos e um pouco escurecidos (novamente por causa do traço da caneta), o "espelho de água" dos arrozais não deveria ter ficado tão acinzentado (embora não tenha ficado assim tão mal), a tonalidade dos verdes de toda a vegetação à volta deveria ser ligeiramente mais vivo.
Em todo o caso, como "experiência" e "aprendizagem", não o possoconsiderar como um "fracasso total".      

Sem comentários:

Enviar um comentário