segunda-feira, 25 de agosto de 2014


Imagens e gravuras do Japão (Julho 2014)

Retomando a aguarela, em mais uma tentativa de aprender um pouco mais acerca, usei uma vez mais o tema do Japão e da natureza.
Inspirei-me em algumas gravuras japonesas do livro Samurai Leaders - From the Tenth to the Nineteenth Century, de Michael Sharpe, umas fotografias de paisagens de parques naturais situados no Japão, e um poema japonês de Manyoshu, do País das Oito Ilhas, patente nas primeiras páginas do livro pertencente a A Saga dos Otori (Livro I) - A Tribo dos Mágicos, de Lian Hearn.
Para que não haja mal-entendidos, nunca tive a intenção de copiar literalmente o que lá estava, mas apenas tentei aprender um pouco mais a pintar a aguarela.
Aceito perfeitamente as críticas de que me diz que não devia usar caneta por cima da aguarela, pois isso "estraga" tudo, mas acabei por o fazer porque havia algumas das coisas que requereram a minha fiel Pilot G-Tec C4, preta de ponta fina (0.4), por exemplo para o escrever os caracteres japoneses e definir as poucas linhas patentes na aguarela.
Confesso que foi um erro, pois "ficou mal", mas pelo menos sei que não o devo fazer.
Enfim, praticar e errar para poder aprender, é a moral da história.         

Sem comentários:

Enviar um comentário