quinta-feira, 28 de agosto de 2014


Viquinges (Agosto 2014)

Este "trabalho" é mais um, nos quais a história é a temática abordada. Desta vez, recuei até aos tempos dos viquingues, esses temíveis guerreiros e marinheiros que colocaram durante muito tempo a Europa e parte do Mediterrâneo a "ferro e fogo" com as suas inúmeras incursões por terra a dentro, pilhando, destruindo e matando tudo o que surgia pela frente.
Na composição deste "trabalho" tentei definir em poucas linhas alguns dos vestígios mais significativos deste povo escandinavo. Assim, no canto interior esquerdo reproduzi em traços toscos, parte de um detalhe de uma gravação em madeira numa porta da igreja de Hylestad, na Noruega, onde Sigurd mata o dragão Falnir.
Por cima desta (no canto superior esquerdo), está representada uma laje em pedra de um túmulo do século XI, encontrada ao lado da igreja de São Paulo em Londres, em 1852.
Ao lado desta laje (no centro em cima), uma outra laje em pedra foi reproduzida.
Na extremidade direita, fiz um pequeno esboço da reconstituição de uma espada viquingue, tal como na outra extremidade, um pouco mais escondida, está uma ponta de uma lança. Por fim, debaixo da laje da direita, ainda houve espaço para um amuleto comum entre os viquinques que usavam como talismã, mais concretamente um pequeno martelo de Thor.
Mais uma vez, a nível de composição falhou tal como as cores e o resultado final. Mais um para a lista dos "trabalhos" falhados.    

Sem comentários:

Enviar um comentário